ENSAIO DE TOXICIDADE DO ÁCIDO 3,4,5-TRIIDRÓXIBENZÓICO PELO TESTE DE LETALIDADE PARA ARTEMIA SALINA LEACH.

Autores

  • Bruno Porfírio
  • Samara Salomão
  • Jéssica Pinto
  • João Honorato
  • Antonio Severo
  • Plínio Naves

Palavras-chave:

Artemia salina, ácido 3, 4, 5-triidroxibenzoico, letalidade, toxicidade.

Resumo

Introdução e objetivos: O ácido 3,4,5-triidróxibenzóico (ácido gálico) é um metabólito secundário encontrado em vegetais, sendo uma estrutura fenólica triidroxilada que possui atividades farmacológicas e de toxicidade pouco estudadas1. O ensaio para a determinação de toxicidade em Artemia salina2 em microplacas constitui-se numa técnica rápida e barata para avaliar esta propriedade em compostos. Neste trabalho objetivou-se determinar a concentração letal a 50% (CL50) do composto contra A. salina. Metodologia: O ácido gálico foi dissolvido em dimetilsulfóxido (DMSO) e diluído em poços de uma microplaca, em concentrações de 1200, 600, 300, 150 e 75 μg/mL. Suspensões homogêneas contendo 10-13 náuplios (larvas) foram adicionadas em cada poço e a placa incubada por um período de 24 horas. Depois a placa foi analisada e número de náuplios totais e mortos (não móveis) em cada poço foi contabilizado e a CL50 determinada pelo método Probit. Resultados e discussões: Os dados obtidos no ensaio mostraram que a faixa de concentração do composto capaz de causar a morte de 50% dos náuplios de A. salina situa-se entre as concentrações de 150 e 300 μg/mL. Conclusões: O presente estudo determinou a faixa de concentração de ácido gálico que apresenta toxicidade e a partir desse resultado pretende-se correlacionar a CL50 do composto com moléculas derivadas. Agradecimentos: A Universidade Estadual de Goiás pelo apoio a realização desta pesquisa.

Referências

GRUNDHOFER, P.; NIEMETZ, R.; SCHILLING, G.; GROSS, G. G. Biosynthesis and subcellular distribution of hydrolyzable tannins. Phytochemistry, v. 47, p. 915-927, 2001.

MEYER, B. N.; FERRIGNI, N. R.; PUTNAM, J. E.; JACOBSEN, L. B.; NICHOLS, D. E.; MCLAUGHLIN, J. L. Brine shrimp: A convenient general bioassay for active plants constituents. Planta Med., v. 45, p. 31-34, 1982.

Downloads

Publicado

2013-09-04