ANÁLISE QUALITATIVA DE MATERIAL PUBLICITÁRIO DIRECIONADO AO PÚBLICO LEIGO DA CIDADE DE ANÁPOLIS GOIÁS

Autores

  • Vanessa Teles de Almeida
  • Jéssica Nayane Pereira
  • Ana Lúcia Teixeira de Carvalho Zampieri

Palavras-chave:

em saúde, publicidade de medicamentos, legislação sanitária

Resumo

Introdução e objetivos: a propaganda de medicamentos visa o marketing, por isso geralmente não alerta sobre os riscos sanitários do consumo indiscriminado de substâncias farmacológicas e muito menos, sobre o uso racional de medicamentos (URM). O objetivo desse trabalho foi monitorar a qualidade da propaganda de medicamentos, na cidade de Anápolis, Goiás, dirigida à população em geral, frente à legislação em vigor, com ênfase na RDC nº96/2008. Metodologia: 20 peças publicitárias de medicamentos foram coletadas ao acaso, em quatro das principais redes de drogarias da cidade. A pesquisa foi qualitativa e a análise baseada no risco sanitário, publicitário e legal. Resultados e discussões: todas as peças apresentaram infrações, como, ausência de advertências, estímulo ao uso indiscriminado, preços informados incorretamente, ilegibilidade, ausência do número de registro na ANVISA, data de publicação da peça, inclusão de imagens e mensagens direcionadas a crianças, anúncio do medicamento como novo, estímulo de diagnóstico, indicação de características organolépticas agradáveis, imagens indicando o sabor do medicamento e uso de linguagem direta ou indireta relacionando o medicamento ao desempenho físico, intelectual, emocional, sexual ou à beleza. A propaganda de medicamentos tem se tornado um catalisador de problemas e não um aliado à saúde1,2. Conclusões: os resultados evidenciaram a necessidade de maior controle das peças publicitárias divulgadas em Anápolis, ressaltando a importância da orientação à população sobre o URM.

 

Referências

SILVA RB, CORTE TWF. A propaganda de medicamentos e sua adequação conforme a RDC 96/2008. Revistas Eletrônicas de Graduação PUCRS. V. 3, p. 1-11. 2009.

RAMALHO, V.C.V.S. Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais e discursivas. Brasília: UnB, 2008. (Tese de Doutorado).

Downloads