ESTUDO PRELIMINAR DA ATIVIDADE PROTETORA SOLAR DE ESPÉCIES VEGETAIS DA BIODIVERSIDADE AMAPAENSE
Palavras-chave:
biodiversidade amapaense, radiação ultravioleta, espectrofotômetro, extratosResumo
Introdução eobjetivos: Exposições intensasaos raios ultravioletas causam danos irreparáveis ao organismo. Então, hánecessidade de se proteger contra a exposição excessiva ao sol, com o uso deprodutos fotoprotetores podendo ser de origem química, física e natural, quesão capazes de diminuir a quantidade de radiação ultravioleta que atinge a pelehumana. Esta pesquisa estudou a potência protetora solar de Calophyllum brasiliense, Coronopusdidymus e Ptychopetalum olacoides,através da espectrofotometria in vitrona região UVB. Metodologia: Os extratos fluidos das cascas e folhas foramanalisados em espectrofotômetro com varreduras na faixa de 290 a 320nm comintervalos de 5nm, o dióxido de Titânio foi o padrão e como branco o álcooletílico absoluto PA, sendo realizado em triplicata. Resultados e discussões: Os valores das absorbânciasforam: C. brasiliense (0,13), C. didymus (0,05), P. olacoides (0,03). O cálculo do FPS foi efetuado de acordo com ométodo in vitro2, obtendo-se os respectivos valores: FPS=2, FPS=1,FPS=1. Para análise estatística foi utilizado análise de variância, seguida doteste de Tukey. Resultados com p < 0.05 foram considerados significativos.Dentre as espécies, somente a C.brasiliense apresentou FPS=2, que está de acordo com a resolução da ANVISA(2002)1. Conclusões: A C. brasiliense é uma espécie promissora paraser utilizada como filtro solar natural, desde que mais investigada.Referências
BRASIL. Resolução n° 237, de 22 de agosto de 2002, Aprova Regulamento Técnico Sobre Protetores Solares em Cosméticos. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br. Acessado em 20.06.13.
MANSUR, J. S.; BREDER, M. N. R.; MANSUR, M. C. d’ A; AZULAY, R. D. Determinação do fator de proteção solar por espectrofotometria. Anais Brasileiro de Dermatologia. n. 61, v. 3. p. 121-124, 1986a.
Downloads
Publicado
2013-09-12
Edição
Seção
Ciências Farmacêuticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.