AVALIAÇÃO DE ÓLEOS COMERCIALIZADOS EM PRODUTOS NATURAIS POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR
Resumo
Introdução e objetivos: Os óleos vegetais apresentam um perfil de ácidos graxos (AG) característicos que podem ser comparados com a composição conhecida para aquela espécie. Assim, podemos verificar se o óleo vegetal utilizado no fitoproduto tem aquela origem especificada na embalagem do produto. Com isso, identificar desconformidades e propor a participação da RMN, tanto do desenvolvimento de produtos naturais como na identificação de adulterações. Foram analisados produtos adquiridos no comércio de Luziânia-GO contendo individualmente os óleos de cártamo, linhaça, peixe, borragem, germe de trigo, semente de uva, gojí berry, ômega 3, alho, coco, banana e cenoura. Foi usada a técnica de RMN de ¹H por ser relativamente simples e rápida. Metodologia: Foi usado um pulso simples de 30º com um tempo de aquisição de 5 s e de espera de 3 s. Resultados e discussões: O óleo de coco apresentou 94% de TAGS e óleos de cártamo, prímula e linhaça com valores próximos de 89% de AGI. O perfil obtido obtido mostrou a autenticidade, como por exemplo, óleo de cártamo, linhaça e coco1. Outros não convergiram com os valores da literatura como o óleo de borragem e prímula. O óleo de alho obteve um perfil muito semelhante ao de soja1. Foi identificado a presença de acetona no óleo de banana, contradizendo o rótulo e mostrando a desconformidade do produto. O óleo que apresentou o maior teor de ômega-3 foi o óleo de linhaça com 56% do ácido graxo linolênico. A PCA e HCA confirmaram a similaridade entre os óleos de composição semelhante. Conclusões: a ferramenta RMN-quimiometria se mostrou útil na verificação da qualidade do produto natural garantindo assim o tripé: eficácia, segurança e qualidade. Agradecimentos: Financiadora de Estudos e Projetos.Downloads
Publicado
2015-06-10
Edição
Seção
Química Analítica e Controle de Qualidade
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