O LIVRO DIDÁTICO COMO LÓCUS DE APRISIONAMENTO POR MEIO DOS SIGNOS LINGUÍSTICOS
UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e1.13093Resumo
RESUMO: Essa pesquisa objetivou analisar a língua como lócus de aprisionamento de corpos subalternizados, a qual encontra nos livros didáticos o trono de perpetuação da colonialidade do poder por meio dos signos. Esse estudo alicerçou-se na perspectiva da Interculturalidade Crítica e Decolonial. Dentre os teóricos utilizados, destacam-se Grosfoguel (2009); Candau (2012; 2020); Mignolo (2000); Gonzalez (2020). Para a composição do corpus foram coletados cadernos e livros didáticos, posteriormente foram selecionados o material final. A análise evidenciou que os materiais didáticos são totalmente imbuídos de ideologias colonialistas, reforçando e perpetuando a subalternização de grupos sociais.
Palavras-chave: Interculturalidade Crítica. Decolonialidade. Livros Didáticos. Cadernos Didáticos.
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