O LIVRO DIDÁTICO COMO LÓCUS DE APRISIONAMENTO POR MEIO DOS SIGNOS LINGUÍSTICOS

UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E DECOLONIAL

Autores

  • Samara Leandro de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Edleide Lima Moraes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e1.13093

Resumo

RESUMO: Essa pesquisa objetivou analisar a língua como lócus de aprisionamento de corpos subalternizados, a qual encontra nos livros didáticos o trono de perpetuação da colonialidade do poder por meio dos signos. Esse estudo alicerçou-se na perspectiva da Interculturalidade Crítica e Decolonial. Dentre os teóricos utilizados, destacam-se Grosfoguel (2009); Candau (2012; 2020); Mignolo (2000); Gonzalez (2020). Para a composição do corpus foram coletados cadernos e livros didáticos, posteriormente foram selecionados o material final. A análise evidenciou que os materiais didáticos são totalmente imbuídos de ideologias colonialistas, reforçando e perpetuando a subalternização de grupos sociais.

 

Palavras-chave: Interculturalidade Crítica. Decolonialidade. Livros Didáticos. Cadernos Didáticos.

 

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Publicado

2022-07-29