IMIGRANTES E IDENTIDADES: UMA LEITURA PÓS-MODERNA NO CONTO ‘O CORTEIRO’, DE SALMAN RUSHDIE

Autores

  • VITOR MARTINS VILELA UFU
  • FERNANDA AQUINO SYLVESTRE PPLET UFU

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e1.13107

Resumo

Resumo: Este artigo investiga de que forma as questões identitárias e de imigração estão presentes na narrativa do escritor indiano Salman Rushdie à luz das teorias pós-modernas. O conto escolhido para tanto intitula-se O corteiro e faz parte de uma coletânea de nove histórias que compõem o livro Ocidente, Oriente. No conto, o narrador rememora a história de sua família a partir do momento em que se muda para Londres. Rushdie se vale das noções de fragmentação identitária do sujeito e multiculturalidade, bem como de recursos intertextuais para escrever uma narrativa que coloca o imigrante no centro das discussões abordadas, na voz de um narrador questionador que problematiza sua condição de imigrante diante de situações que ele e os outros personagens enfrentam.

 

Palavras-chave: Salman Rushdie. Pós-modernismo. Imigração. Identidade.

 

Biografia do Autor

  • VITOR MARTINS VILELA, UFU

    Graduado em Letras - habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2017. Atualmente leciona em uma escola da rede estadual, em escola de idiomas e também em uma escola para educação infantil (Fund. 1). Participou como bolsista CAPES do programa Idiomas Sem Fronteias (ISF) pelo período de 2 anos como professor em formação em que ministrou aulas de língua inglesa e cultura para o público universitário. Especialista em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação pela IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) em 2020. Mestrando em Estudos Literários pelo PPLET (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFU). Áreas de atuação, interesse e pesquisa: ensino de língua inglesa e literatura, pesquisa narrativa, cultura maker e tecnologias. Pesquisas recentes relacionadas e literatura contemporânea, estudos culturais e o universo da literatura fantástica. Estuda e pesquisa as obras do autor indiano Salman Rushdie.

  • FERNANDA AQUINO SYLVESTRE, PPLET UFU

    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. Cursou Especialização em Teoria Crítica da Literatura na Faculdade de Ciências e Letras ? Unesp ? Araraquara. Realizou seu Mestrado e Doutorado em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Pós-Doutorado na Unesp de Araraquara. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal de Uberlândia. Na Graduação, desenvolve atividades na área de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Uberlândia, desenvolvendo o projeto "O conto de fadas na contemporaneidade: leituras pós-modernas. Membro do GT da ANPOLL .Vertentes do Insólito Ficcional.

Downloads

Publicado

2022-07-29