IMIGRANTES E IDENTIDADES: UMA LEITURA PÓS-MODERNA NO CONTO ‘O CORTEIRO’, DE SALMAN RUSHDIE
DOI:
https://doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e1.13107Resumo
Resumo: Este artigo investiga de que forma as questões identitárias e de imigração estão presentes na narrativa do escritor indiano Salman Rushdie à luz das teorias pós-modernas. O conto escolhido para tanto intitula-se O corteiro e faz parte de uma coletânea de nove histórias que compõem o livro Ocidente, Oriente. No conto, o narrador rememora a história de sua família a partir do momento em que se muda para Londres. Rushdie se vale das noções de fragmentação identitária do sujeito e multiculturalidade, bem como de recursos intertextuais para escrever uma narrativa que coloca o imigrante no centro das discussões abordadas, na voz de um narrador questionador que problematiza sua condição de imigrante diante de situações que ele e os outros personagens enfrentam.
Palavras-chave: Salman Rushdie. Pós-modernismo. Imigração. Identidade.
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