SALA DE AULA INVERTIDA E APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL APLICADA AO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e1.13565

Resumo

A sala de aula invertida muda a forma pela qual a aprendizagem ocorre, transformando o aluno em um agente ativo da aprendizagem. Para que o potencial da sala de aula invertida possa ser aproveitado adequadamente é importante que o aluno autorregule suas atividades individuais e em grupo. A aprendizagem comportamental possui perspectivas que podem contribuir para a estruturação do comportamento e melhorar a aprendizagem. Neste artigo é implementado o comportamento operante de Skinner para apoiar a aprendizagem. Foi realizado um estudo qualitativo que indicou sucesso no potencial do uso da sala de aula invertida aliada a aprendizagem comportamental com foco no ensino de programação.

Biografia do Autor

  • Anderson Cavalcante Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

    Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciência da Computação pela UFG, Especialista em Segurança da Informação pela UEG, Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Goiás. Coordenador da Unidade Universitária de Pires do Rio da UEG, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da UEG, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da UEG Pires do Rio. Professor dos cursos de Redes de Computadores e Pedagogia da UEG.

  • Deller James Ferreira, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e Doutorado em Educação pela UnB. Pós-doutorado pela University of Exeter. É professora e pesquisadora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2022-07-29