A INDEXICALIDADE DO CONCEITO DE MEDIAÇÃO:
Uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e1.14277Resumo
Diferentes áreas do saber científico têm trazido à pauta discussões sobre o conceito de mediação, revelando uma concepção não unívoca. Considerando tal multiplicidade de significações, esta revisão narrativa tem o objetivo de destacar algumas das principais concepções e autores sobre o conceito de mediação nos campos de estudo das áreas da Biblioteconomia e da Educação. No âmbito educacional, o estudo prioriza a discussão sobre o conceito de mediação com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, considerando a interface entre essas duas áreas de conhecimento, já que tal conteúdo evidencia uma perspectiva interdisciplinar. A indexicalidade do conceito de mediação no escopo da pesquisa em foco foi abordada a partir das seguintes tipologias: mediação com um terceiro elemento (Davallon, 2007; Deschamps, 2019), mediação da informação (Almeida Júnior, 2015), mediação cultural (Perrotti; Pieruccini, 2014), mediação de leitura (Bortolin, 2010), mediação em rede (Martín-Barbero, 2018 e Martín-Barbero; Barcelos, 2000) e mediação como pressuposto norteador/princípio explicativo (Vigotski, 2009; Vygotski, 1996, 2001). Conclui-se que a mediação vai além de um simples processo comunicativo entre sujeitos ou uma ponte entre pontos em uma interação. Por outro prisma, as mediações esteiam um amplo processo dialético que, diante da diversidade de significações constituídas, podem se configurar como uma significativa oportunidade de correlações teóricas e ricos diálogos interdisciplinares.
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