A INDEXICALIDADE DO CONCEITO DE MEDIAÇÃO:

Uma revisão narrativa

Autores

  • Ágata Nelza Gomes de Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba
  • Izabella Mendes Sant’Ana Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba https://orcid.org/0000-0001-9381-350X

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e1.14277

Resumo

Diferentes áreas do saber científico têm trazido à pauta discussões sobre o conceito de mediação, revelando uma concepção não unívoca. Considerando tal multiplicidade de significações, esta revisão narrativa tem o objetivo de destacar algumas das principais concepções e autores sobre o conceito de mediação nos campos de estudo das áreas da Biblioteconomia e da Educação. No âmbito educacional, o estudo prioriza a discussão sobre o conceito de mediação com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, considerando a interface entre essas duas áreas de conhecimento, já que tal conteúdo evidencia uma perspectiva interdisciplinar. A indexicalidade do conceito de mediação no escopo da pesquisa em foco foi abordada a partir das seguintes tipologias: mediação com um terceiro elemento (Davallon, 2007; Deschamps, 2019), mediação da informação (Almeida Júnior, 2015), mediação cultural (Perrotti; Pieruccini, 2014), mediação de leitura (Bortolin, 2010), mediação em rede (Martín-Barbero, 2018 e Martín-Barbero; Barcelos, 2000) e mediação como pressuposto norteador/princípio explicativo (Vigotski, 2009; Vygotski, 1996, 2001). Conclui-se que a mediação vai além de um simples processo comunicativo entre sujeitos ou uma ponte entre pontos em uma interação. Por outro prisma, as mediações esteiam um amplo processo dialético que, diante da diversidade de significações constituídas, podem se configurar como uma significativa oportunidade de correlações teóricas e ricos diálogos interdisciplinares.

Biografia do Autor

  • Ágata Nelza Gomes de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba. E-mail: agatagom@gmail.com

     

  • Izabella Mendes Sant’Ana, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba

    Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. E-mail: izabellams@ufscar.br

Downloads

Publicado

2023-10-17