JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA
ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENEBIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e1.14474Resumo
O trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática dos trabalhos sobre jogos didáticos no ensino da genética, apresentados e publicados pelos anais do ENEBIO (Encontro Nacional de Ensino de Biologia), em todas as suas edições. Por ser um tema repleto de conceitos e processos específicos que são de difícil compreensão pelos/as estudantes, é importante a utilização de recursos diversificados que visem auxiliar na abstração desses conteúdos, coo jogos, maquet e outros. Diante disso, foi realizado um levantamento dos trabalhos publicados nos anais do ENEBIO utilizando a palavra genética como descritor. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 14 trabalhos compuseram o corpus da investigação. Os trabalhos analisados indicam que a utilização de jogos didáticos é uma estratégia de baixo custo, fácil elaboraçaõ e aplicação. Além disso, indicamm uma melhora por parte dos/as estudantes nas interações interpessoais e na compreensão dos conceitos e processos que envolvem a genética, sendo assim, capazes de contextualizar os conteúdos no dia a dia.
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