O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Mickaelly Bezerra da Silva UEG
  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano UEG

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e1.14482

Resumo

O presente estudo trata do fenômeno do bullying no contexto escolar. Objetiva,
portanto, dissertar sobre a violência escolar e a prática do bullying e suas consequências no
ambiente escolar e fora dele. De forma específica, pretende identificar os tipos de violência,
investigar as consequências do bullying para crianças e adolescentes, analisar as causas e
consequências da violência escolar e descrever as práticas de prevenção do bullying. Do mesmo
modo, tem como problemática as seguintes indagações: quais principais tipos de violências são
praticados nas escolas? Como a comunidade escolar tem abordado esse assunto? Quais as
políticas públicas que podem amenizar esse problema? Quais as medidas de prevenção contra
o bullying? A escola e o professor tem sido instrumento de que forma na construção de uma
escola democrática? O percurso metodológico se dá na perspectiva da pesquisa qualitativa,
tendo como técnica de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, com pressuposto firmado em
conceitos e entendimentos a partir de Severino (2007) e Moreira (2002).

Biografia do Autor

  • Mickaelly Bezerra da Silva, UEG

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pires do Rio.  E-mail: mickaelly110591@gmail.com

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano, UEG

    Professora efetiva na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pires do Rio. Mestra em Educação pela
    Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão. E-mail: sebastianaflaviano@yahoo.com.br

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Publicado

2023-10-17