UMA ABORDAGEM DO MODELO CONCEITUAL DE METÁFORAS USADAS NO ENSINO DO PROJETO DE WEBSITES

Autores

  • Anderson Cavalcante Gonçalves Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás
  • Deller James Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Jaime Ribeiro Junior Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

metáforas, interfaces, websites, interação homem-computador, design.

Resumo

O uso de metáforas no contexto de IHC (Interação Homem-Computador) de forma apropriada tem o objetivo de facilitar o aprendizado do aluno sobre o desenvolvimento de uma interface computacional. A utilização de metáforas de forma coerente e intuitiva ajuda a reduzir a carga cognitiva necessária para a compreensão das funções e recursos de um sistema. Este artigo visa despertar a percepção sobre a importância de utilizar metáforas no desenvolvimento de interfaces e proporcionar ao professor meios para instigar os alunos a desenvolver a habilidade crítica. Para isso serão abordados os conceitos inerentes ao uso de metáforas no contexto de IHC.

Biografia do Autor

  • Anderson Cavalcante Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás
    Professor na Universidade Estadual de Goiás no departamente de Redes de Computadores. Mestrando em Ciência da Computação no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goias.
  • Deller James Ferreira, Universidade Federal de Goiás
    Professora Doutora no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.
  • Jaime Ribeiro Junior, Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás
    Professor na Universidade Estadual de Goiás no departamente de Redes de Computadores. Mestrando em Ciência da Computação no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2013-11-12