CÍRCULOS DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA

Autores

  • Paula Márcia Lázaro da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Christiane Renata Caldeira de Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Christina de Souza Oliveira Caixeta Universidade Federal de Uberlândia
  • Natália Silva Vida Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Letramento Literário, Clássicos, Educação Básica.

Resumo

Pensando em elaborar atividades que contribuam para o letramento literário, é que propomos esse trabalho, que poderá ser desenvolvido nas escolas por outros docentes. Para tanto, embasamo-nos nos pressupostos teóricos e estudos referentes ao letramento literário e na proposta de círculo em COSSON (2009; 2014); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); por uma literatura sem adjetivos ADRUETO (2012); na definição de clássico, propostas por FILHO (2012) e CALVINO (2012). Os resultados apontam que o círculo de leitura permite a discussão de uma mesma obra em diferentes linguagens e suportes e contribuem para formação do leitor literário na educação básica.

 

Downloads

Publicado

2016-02-02