EDUCAÇÃO INFANTIL: apontamentos sobre concepções, historicidade, políticas públicas e discursos.
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão teórica sobre as concepções da Educação Infantil em diferentes momentos e contextos históricos, os quais se aproximam aos conceitos de criança e infância. Ao tempo que a concepção de infância e a criança estão justapostas, traçamos brevemente momentos históricos da formalização de Educação Infantil no mundo, especialmente no Brasil, desde a reivindicação do movimento feminista por creches para as crianças, passando pelo estabelecimento de políticas públicas educacionais - como: a Constituição Federal de 1988 - até chegar às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), documentos que permitem entender a democratização de acesso às crianças em espaços institucionais infantis. Para tanto, recorremos a alguns estudiosos da análise do discurso para discutir teoricamente os conceitos e as considerações sobre os escritos da Educação Infantil, sua trajetória e concepções pertinentes à evolução de conceitos e políticas públicas destinadas às crianças, utilizando como base teórica Ariès (1981), Kramer (1984/1987), Merisse (1997), Arce (2001), entre outros. O resultado do trabalho leva a uma reflexão sobre a forma como conduzimos e discursamos a respeito da Educação Infantil até chegar aos moldes de institucionalização e democratização, permitindo analisar a teoria e a prática relativa ao tema em questão.Downloads
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