O QUE DIZEM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONCEITOS BIOLOGIA MOLECULAR POR MEIO DE UMA ATIVIDADE LABORATORIAL
Resumo
Estudos demonstram que a biologia molecular relaciona-se com diversas outras atividades. O ensino dessa disciplina muitas vezes é incompreendido teoricamente pelos discentes. Assim, são necessárias aulas práticas, para tornar o ensino de biologia molecular mais ativo, relevante, compreensível e palpável. Este trabalho objetivou investigar as concepções dos alunos do ensino médio acerca de conceitos básicos de biologia molecular e fazer com que os mesmos desenvolvessem a extração do DNA do morango. A atividade transcorreu com alunos dos primeiros e terceiros anos de uma escola pública, totalizando 166 alunos. As turmas foram divididas em grupos de quatro pessoas para desenvolverem o experimento e responderem um questionário com perguntas objetivas referentes aos conteúdos de biologia molecular. Houve a discussão do artigo publicado em 1953 por Watson e Crick. As respostas mostraram que 63,15% souberam explicar que quase todo o DNA em eucariontes localiza-se no núcleo, nos procariontes ele está no citoplasma; 57,90% das respostas afirmaram que as bases Adenina e Guanina pareiam, respectivamente, com Timina e Citosina; 60,50% disseram que a célula animal não possui vacúolo, mas 52,50% entenderam que as membranas celulares constituem-se numa camada de glicose. Em relação ao experimento, 86,85% não souberam explicar em qual etapa ocorre o rompimento das membranas da célula do morango e 57,90% responderam o porquê de a dupla hélice do DNA não poder ser vista; 89,50% relataram que a atividade contribuiu com acréscimo de conhecimento, mas um discente disse não se interessar por essa matéria.Downloads
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