Educação, Estado e Qualidade de Vida

Autores

  • Cleusa Maria da Silva UEG/UFRJ

Palavras-chave:

Desenvolvimento, políticas públicas, educação, renda.

Resumo

O processo de globalização gerou um mundo com um nível de riqueza nunca visto antes, mas ao mesmo tempo aumentou os problemas como a fome, extrema pobreza e falta de liberdade ou regimes autoritários. Os países pobres com sistemas educacionais precários não alcançam um nível tecnológico capaz de promover o desenvolvimento.  O Estado visando amenizar os problemas, investe em políticas públicas de transferências de renda e educacional. Assim esse artigo visa sobre a luz da teoria de Amartya Sen “Desenvolvimento com Liberdade” analisar a evolução das políticas de transferências de renda no Brasil e as diferenças na implementação de política Educacional no México, Argentina e Brasil. Amartya Sen entende que existe uma relação entre pobreza de renda e pobreza de capacidades, embora sejam duas perspectivas distintas. Renda é um meio importante para a obtenção de capacidades e o aumento de capacidades de uma pessoa tende a aumentar sua produtividade e renda. Dessa forma, a educação básica e saúde, apesar de relacionarem-se diretamente ao aumento de qualidade de vida, também aumentam o potencial da pessoa auferir renda e assim livrar-se da pobreza medida pela renda.

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Publicado

2013-03-04