DO SUJEITO DE DIREITO AO ESTADO DE EXCLUSÃO. PERCURSO, NARRATIVA E AMBIGUIDADE DO PODER PARALELO NO PRESÍDIO REGIONAL DE ITUMBIARA, (GO).

Autores

  • Marcio Kleicy Silva UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Presídio, Poder, Punição e Criminalidade.

Resumo

Este artigo propõe-se a estudar o “Percurso do Poder no Sistema Prisional”, relação esta estabelecida a partir do Presídio Regional de Itumbiara, (GO). Sob esse prisma, analisaremos um conjunto de medidas caracterizadas pela formação de diretrizes a fim de formar uma contínua supressão de direitos compactuando com a maior punitividade das sanções impostas a acusados e presos, acabando por instalar verdadeiros regimes de exceção dentro do sistema prisional, no qual a figura do sujeito de direito tende, gradativamente, a esvaecer. Outrossim essa discussão esta inserida a partir de um quadro teórico mais amplo, que problematiza a transição da antiga cadeia de Itumbiara, (GO), para o novo Presídio Regional, construído no povoado de Sarandi a 10Km da cidade. Não obstante as crises de disciplina e a ordem de reconfigurações impostas pelas recentes transformações do capitalismo e da sociedade, ancorados nas representações, busca-se analisar nesse trabalho as práticas e orientações adotadas no sistema penitenciário, as relações de poder, os hábitos e transformações sociais no Presídio Regional de Itumbiara, (GO). Será sintetizada a pertinência ou não dos deslocamentos ontológicos sugeridos pela leitura dos textos escolhidos para este estudo, a respeito das categorias que conferiam inteligibilidade ao crime, ao criminoso e a punição, e que se apresentam como centrais à compreensão da finalidade atribuída à prisão na atualidade.

Biografia do Autor

  • Marcio Kleicy Silva, UFU - Universidade Federal de Uberlândia
    É Mestrando em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), tendo se graduado em História (Licenciatura) em 2011 pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - UNU Itumbiara, (GO). Atualmente é professor contratado, do Instituto Francisco de Assis (IFA) e Escola Estadual Adelino Lodes de Moura, lecionando disciplinas de História e Geografia. Como Educador, tem experiência no ensino de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Como Pesquisador, suas áreas de interesse são: Movimentos Sociais, Educação e História do Brasil.

Downloads

Publicado

2013-05-05