ANALISE GEOMORFOLÓGICA VERSUS USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BEBEDOURO - UBERLÂNDIA/MG

Autores

  • carla Rodrigues Santos Unesp

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, geomorfologia, uso da e cobertura vegetal e bacias hidrográficas.

Resumo

O objetivo é analisar a geomorfologia versus o uso da terra e Cobertura vegetal de bacias hidrográficas, utilizando SIG. Os materiais utilizados foram os mapas topográficos de Cruzeiro dos Peixotos e Corrego das Moças elaborados pelo DSG, escala 1:25.000, mapa geomorfológico - Projeto RADAMBRASIL e Imagem de satélite spot 5 de 2006. Foram utilizados Cartalinx, Idrisi e Arc View. Os resultados indicam que a geomorfologia com relevo intensamente dissecado apresenta 24,69%, relevo dissecado apresenta 56,73% e relevo com topo plano apresenta 18,58% da área. Uso da terra e cobertura florestal no relevo intensamente dissecado, predominam as pastagens, ocupando 55,90% desse compartimento, seguida pela mata/cerradão, com 31,43%. No relevo dissecado, também predominam as pastagens, ocupando 72,50% do compartimento, seguidas também pela mata/cerradão, com 12,30%.  No relevo com topo plano predominam as pastagens e a agricultura, com 46,08 % e 40,98 % deste compartimento respectivamente. As técnicas de geoprocessamento revelar-se satisfatória na avaliação do uso da terra em relação a geomorfologia e cobertura vegetal, uma vez que pode avaliar e obter subsídios para a compreensão da gênese e do dinamismo dos processos erosivos relacionados com o escoamento.

Biografia do Autor

  • carla Rodrigues Santos, Unesp
    Professora do REDEFOR - Educação a distância de pós-graduação da UNESP - Presidente Prudente, mestre, Bacharel e licenciada  em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Trabalhei como Geógrafa 4 anos no ramo de Usinas Hidreletricas.

Downloads

Publicado

2013-03-04