Análise do Uso das TICs no Processo de Ensino e Aprendizagem dos Alunos do Ensino Superior

Autores

  • Anderson Cavalcante Gonçalves Universidade Estadual de Goiás
  • Carlos Silvio Gomes Junior Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Tecnologias, Informação, Comunicação, Ensino.

Resumo

O artigo analisa o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino superior, a fim de perceber as dificuldades no uso de determinadas ferramentas e o quanto essas ferramentas podem influir no processo de ensino e aprendizagem. A partir de um estudo de caso envolvendo alunos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Câmpus Pires do Rio, foi verificado que as TIC fazem parte da vida dos alunos, quais suas dificuldades em relação ao uso e o impacto do uso dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, através de questionários e avaliação de aprendizado após o estudo de caso.

Biografia do Autor

  • Anderson Cavalcante Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

    Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Pires do Rio, e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor efetivo do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, na Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Pires do Rio.

  • Carlos Silvio Gomes Junior, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores e Especialista em Formação Docente Interdisciplinar: diversidades goianas, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Pires do Rio, Goiás, Brasil. Professor substituto no Instituto Federal Goiano (IFGOIANO)

Downloads

Publicado

2017-07-19

Edição

Seção

Dossiê Temático