PARA ALÉM DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Victor Hugo Paiva Arantes IFGoiano - Campus Catalão
  • Regina Célia Alves da Cunha
  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula
  • João Henrique Suanno

Palavras-chave:

Educação, Prática pedagógica, Transdisciplinaridade, Educação Física Escolar, Mediação pedagógica,

Resumo

Refletir sobre as mediações pedagógicas em meio à prática pedagógica da Educação Física é um desafio constante para os professores. É por isso, sobre a luz dos pressupostos da Transdisciplinaridade, busca-se evidenciar algumas reflexões sobre a mediação pedagógica Nesse intuito, este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre a Educação Física Escolar, buscando compreender o movimento da mediação pedagógica, frente ao olhar transdisciplinar. Para alcançar tal objetivo, a divisão do texto está posta em discutir brevemente o que é Transdisciplinaridade; Contextualizar a Educação Física escolar; e por fim, repensar teoricamente a mediação pedagógica, sob um posicionamento transdisciplinar na Educação Física.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo Paiva Arantes, IFGoiano - Campus Catalão
    Professor de Educação Fìsica do Instituto Federal Goiano _ - Campus Catalão(GO), Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG)
  • Regina Célia Alves da Cunha
    Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologia - PPG-IELT da Universidade Estadual de Goiás/ e Professora do ITEG (Regional Anápolis) e Psicóloga.
  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula
    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia - PPG-IELT da Universidade Estadual de Goiás/  e professor de Educação Física da Cidade de Anápolis (GO).
  • João Henrique Suanno
    Pós-Doutor em Educação. Vice-coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia - MIELT-UEG/GO. Professor dedicação exclusiva e produtividade da Universidade Estadual de Goiás-UEG.

Downloads

Publicado

2017-07-19