RELAÇÕES DE GÊNERO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA/GO

Autores

  • Iara Ribeiro Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Lúcia Helena de Assis Machado

Resumo

Este trabalho aborda novas perspectivas de relações de gênero a partir das contribuições da Pedagogia da Alternância e da experiência da Escola Família Agrícola de Orizona, objetivando compreender de que forma a proposta pedagógica, interfere na construção de novos comportamentos e novas relações entre homens e mulheres jovens. O estudo aborda as questões teóricas das relações de gênero e poder, como relações socialmente construídas, faz uma discussão a cerca da Pedagogia da Alternância que possibilita a construção de novas relações e apresenta a experiência da Escola Família Agrícola de Orizona como um exemplo real dessa possibilidade. Ao final, este trabalho pretende contribuir para ampliar a reflexão sobre os papéis masculinos e femininos na sociedade e possibilitar este diálogo a partir de uma proposta pedagógica emancipadora.

Biografia do Autor

  • Iara Ribeiro Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Formação Docente Interdisciplinar: Diversidades Goianas, pela Universidade Estadual de Goiás – Campus de Pires do Rio-GO. Endereço eletrônico: iarapjr@gmail.com
  • Lúcia Helena de Assis Machado
    Mestre em Educação – Área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2017-07-19

Edição

Seção

Dossiê Temático