BIBLIOTECA ESCOLAR:
ESPAÇO EDUCATIVO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
Tornar a leitura um momento de prazer para as crianças pode ser o início para que se tornem leitores. Sabe-se que a família é o primeiro contato de leitura do ser humano, todavia é indiscutível que na escola este também pode ser estimulado. Para tal, a biblioteca escolar é um espaço privilegiado, onde o indivíduo pode usufruir de um ambiente harmonioso, possibilitando o desejo de ler. Contudo, nota-se que nem sempre na escola, a biblioteca é um espaço leitor e conta com profissionais especializados para mediar a aproximação do indivíduo com o livro. Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo geral demonstrar a importância da biblioteca no âmbito escolar e sua contribuição para a formação de seres humanos críticos e reflexivos. Como objetivos específicos busca-se mostrar o percurso histórico da biblioteca rumo ao espaço educativo, investigar a realidade de algumas bibliotecas escolares, reconhecer a importância do preparo dos formadores de leitores; suscitar os motivos pelos quais as crianças são desmotivadas ao ato de ler e sugerir metodologias que podem promover o hábito de leitura de uma forma prazerosa. A pesquisa realizada nesse estudo foi bibliográfica, de cunho qualitativo e de levantamento. Para tal utilizou-se como arcabouço teórico MILANESI(1983), SCHWARCZ (2002), entre outros que corroboraram com essa investigação. Conclui-se ser importante o papel de todos os protagonistas do ato de ler, que a biblioteca é um espaço que pode suscitar formação de leitores e que são muitas as estratégias que auxiliam na incitação à motivação do sujeito-leitor.
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