BIBLIOTECA ESCOLAR:

ESPAÇO EDUCATIVO DE FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Alexsandro Rosa Soares Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
  • Carla Nazaré Pascoal Moreira Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro de Itaperuna (FAETERJ-Itaperuna)
  • Dayana Santana Guerreiro Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro de Itaperuna (FAETERJ-Itaperuna)

Resumo

Tornar a leitura um momento de prazer para as crianças pode ser o início para que se tornem leitores. Sabe-se que a família é o primeiro contato de leitura do ser humano, todavia é indiscutível que na escola este também pode ser estimulado. Para tal, a biblioteca escolar é um espaço privilegiado, onde o indivíduo pode usufruir de um ambiente harmonioso, possibilitando o desejo de ler. Contudo, nota-se que nem sempre na escola, a biblioteca é um espaço leitor e conta com profissionais especializados para mediar a aproximação do indivíduo com o livro. Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo geral demonstrar a importância da biblioteca no âmbito escolar e sua contribuição para a formação de seres humanos críticos e reflexivos. Como objetivos específicos busca-se mostrar o percurso histórico da biblioteca rumo ao espaço educativo, investigar a realidade de algumas bibliotecas escolares, reconhecer a importância do preparo dos formadores de leitores; suscitar os motivos pelos quais as crianças são desmotivadas ao ato de ler e sugerir metodologias que podem promover o hábito de leitura de uma forma prazerosa. A pesquisa realizada nesse estudo foi bibliográfica, de cunho qualitativo e de levantamento. Para tal utilizou-se como arcabouço teórico MILANESI(1983), SCHWARCZ (2002), entre outros que corroboraram com essa investigação. Conclui-se ser importante o papel de todos os protagonistas do ato de ler, que a biblioteca é um espaço que pode suscitar formação de leitores e que são muitas as estratégias que auxiliam na incitação à motivação do sujeito-leitor.

Biografia do Autor

  • Alexsandro Rosa Soares, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
    Mestrando em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Área de concentração Literatura Brasileira, Linha de pesquisa Literatura brasileira: tradição e ruptura, Especialista em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ/RJ) e Licenciado em Letras e Literatura da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ/RJ).
  • Carla Nazaré Pascoal Moreira, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro de Itaperuna (FAETERJ-Itaperuna)
    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro de Itaperuna (FAETERJ-Itaperuna)
  • Dayana Santana Guerreiro, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro de Itaperuna (FAETERJ-Itaperuna)
    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro de Itaperuna (FAETERJ-Itaperuna)

Downloads

Publicado

2019-06-30