O FILME AVATAR DE JAMES CAMERON E REFLEXÕES SOBRE O PÓS-MÉTODO NA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA PELO PERSONAGEM JAKE SULLY
Resumo
Este artigo pretende enfatizar a presença de diferentes contextos e necessidades específicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e, a partir daí, questionar acerca da existência ou não de uma metodologia ideal. Tem por objetivo, partindo das considerações sobre linguística aplicada e escolha metodológica, demonstrar, através de um exemplo prático, a aplicação de conceitos defendidos pelo pós-método dentro de um caso específico: o do processo de aquisição da língua estrangeira pelo personagem Jake Sully no filme Avatar. O artigo ressalta os novos papéis do estudante e do professor, na medida em que o processo de ensino e aprendizagem tradicionais e unidimensionais já não faz mais sentido na sociedade conectada, plurilingual e multicultural em que vivemos. Este processo abarca, portanto, vários aspectos, não só linguísticos, como também culturais, socioeconômicos, entre outros. Apoiei-me em autores como Freire (1982), Leffa (1988), Moita Lopes (1996), Vieira Abrahão (2015) e Carvalho Barrozo (2009). Como metodologia, foi utilizada a pesquisa explanatória de cunho bibliográfico. As conclusões evidenciam que a escolha de um determinado método não é o fator principal que levará o estudante a aprender ou não uma língua estrangeira. Evidencia ainda, através do exemplo prático estudado, que as opções propostas pelo pós-método podem conduzir ao sucesso do aprendizado. Sucesso este, que se relaciona cada vez mais à percepção e reconhecimento dos diferentes contextos, das diferentes necessidades dos aprendizes e ao respeito e entendimento da cultura do outro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.