A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PIRES DO RIO - GO

Autores

Resumo

A violência contra a mulher é um fato histórico, pois já acontece há muitos anos e vem aumentando gradativamente nas últimas décadas. Em Pires do Rio o número de ocorrências de violência contra a mulher tem aumentado nos últimos anos. Considera violência toda e qualquer conduta que cause morte, dano ou sofrimento nos âmbitos: físico, sexual, psicológico à mulher. Várias medidas vêm sendo tomadas, visando a solução deste problema, a violência contra a mulher. A mais recente é a aprovação da Lei nº 11.340/2006, que entrou em vigência no dia 22 de setembro de 2006, denominada Lei Maria da Penha. Esse artigo teve como objetivo compreender o nível de violência contra a mulher na cidade de Pires do Rio, suas causas e o perfil dos agressores e agredidos. A relevância da pesquisa se sustenta na importância de se conhecer a realidade da mulher na cidade de Pires do Rio, devido à escassez de pesquisa nesta área. Para atingir os objetivos foram realizadas pesquisas junto a Delegacia de Polícia de Pires do Rio através dos boletins de ocorrências, e entrevista com o delegado de polícia. As pesquisas foram analisadas com base no referencial teórico e na Lei Maria da Penha e o Código Civil. A maioria das agressões é sofrida por mulheres de 25 a 40 anos.  

Biografia do Autor

  • Cleusa Maria da Silva, UEG/UFRJ
    Professor titular na Universidade Estadula de Goiás - Câmpus de Pires do Rio, Curso de Geografia. Dourado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia.
  • Marizete de Fátima Rodrigues Urcino, Secretaria Municipal de Educação de Pires do Rio

    Professora da Secretaria Municipal de Educação de Pires do Rio. Especialista em Educação e Diversidade pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio.

Downloads

Publicado

2019-06-30