DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA:

COMO A BIBLIOTECA PODE AUXILIAR?

Autores

  • Laura Silveira Botelho Universidade Federal de São João de Rei
  • Victor Alexandre Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa tem apresentado inúmeras dificuldades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de leitura no ambiente escolar. Desse modo, este artigo preocupa-se em investigar como os professores do ensino fundamental de primeira fase têm desenvolvido as práticas de leitura com seus alunos. Objetiva-se analisar o espaço bibliotecário da escola onde a pesquisa foi realizada e verificar como ele tem sido utilizado neste contexto. As discussões são ancoradas por teorias de Letramentos e leitura, como os Estudos de Letramento (KLEIMAN, 2001, 2007), e estudos sobre as práticas de leitura e o processo de alfabetização, destacando-se: Solé (1998), Zilberman (1982), Freire (1981) e Soares (2001, 2003). A metodologia de pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e possui viés qualitativo interpretativista. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras desta escola, por meio das quais, buscou-se compreender as dificuldades encontradas no ensino de leitura; as metodologias utilizadas; e o papel da biblioteca no desenvolvimento das práticas de leitura. Os resultados indicam que as professoras estão sempre incentivando seus alunos a frequentarem o espaço bibliotecário, entretanto, necessitam de mecanismos didáticos que possibilitem desvincular as metodologias adotadas de seu caráter avaliativo.

Biografia do Autor

  • Laura Silveira Botelho, Universidade Federal de São João de Rei
    Dra. em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora adjunta na Universidade Federal de São João del Rei

Downloads

Publicado

2019-06-30