ANÍSIO TEIXEIRA E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM GOIÁS
APROXIMAÇÃO DE PARADIGMAS
Resumo
RESUMO: Anísio Teixeira destaca-se, no cenário brasileiro, com um importante legado intelectual composto por elaborações teóricas e técnicas. Fundamentado em uma filosofia pragmatista americana, alicerçada em Jonh Dewey e W.H. Kilpatrick, repensa a escola brasileira e tem como um dos pilares de seu pensamento educacional a ampliação das funções da escola, suscitando, assim, o conceito que, atualmente, conhecemos como escola Integral. Partindo desse pressuposto o artigo, em questão, objetivou traçar um paralelo entre as concepções de Anísio Teixeira e o documento norteador da Escola de Tempo Integral, proposto pela Secretaria de Educação de Goiás, em 2010. O trabalho caracteriza-se como um estudo teórico acrescido de uma análise documental. Constatou-se que o ideário de Teixeira e o documento analisado estão em consonância em diversos aspectos, tais como: ampliação do tempo escolar composto pelo momento de formação acadêmica; as atividades de desenvolvimento artístico, físico, recreativo e de integração social; projeto que contempla a alimentação e as boas maneiras; formação para a convivência em uma sociedade democrática, atenção aos interesses, desejos e motivação dos alunos, como pré-requisito à aprendizagem; formação de professores que abrange as áreas teóricas e práticas de seu trabalho e proposição de uma escola de qualidade.
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