UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR: DESBRAVANDO O PARQUE ESTADUAL DE PARAÚNA

Autores

Resumo

A escola é um importante espaço para construção de conhecimentos, por meio das ações cotidianas, os discentes problematizam fatos sociais e compreendem o dinamismo terrestre.  Nesse sentido, este artigo busca apresentar uma proposta de jogo didático como instrumento de ensino e aprendizagem para a Geografia escolar, a partir da utilização de elementos da geodiversidade (rochas, minerais e formas de relevo), que apresentam potencial geoturístico, existentes no Parque Estadual de Paraúna no município de Paraúna, sul do estado de Goiás. Para a confecção do jogo, se optou por um padrão no estilo de carta de baralho, tendo como base o mapa do Parque Estadual de Paraúna, com cartas ilustrando os elementos da geodiversidade. Através do jogo Desbravando o Parque Estadual de Paraúna, as crianças, poderão percorrer uma trilha e ao longo do percurso, entender os principais conceitos relacionados à geodiversidade e despertar para a geoconservação do parque. O jogo também leva a popularização dos conhecimentos científicos e divulgação das geociências.

Biografia do Autor

  • Cláudia Valéria de Lima, Doutora, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professor associado do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Atua nas áreas de geodiversidade, geoconservação e patrimônio geológico.

  • Carlos Roberto dos Anjos Candeiro, Doutor, Universidade Federal de Goiás

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba; Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia; Mestre e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com partes dos estudos em Paleontologia e Estratigrafia realizados na Argentina e Canadá. Docente do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás. É Professor/Orientador do Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal/UFG e do Programa de Pós-Graduação em Geologia do Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Ceará. Foi Editor-Chefe da Revista Científica do Curso de Geografia/UFU "Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities medium". É assessor ad-hoc dos periódicos internacionais Atti della Società Italiana di Scienze Naturali (Milão), Acta Paleontologica Polonica, Paleoworld (China), Revista Sociedade & Natureza entre outras. É autor sênior do livro "Dinossauros do Brasil". Possui inúmeros artigos científicos em revistas internacionais e nacionais, cerca de uma centena de contribuições em eventos científicos nacionais e internacionais. Foi editor do número especial do 1st Brazilian Dinosaur Sympoisum publicado na revista Journal of South American Earth Science. Atualmente possui cooperação científica com pesquisadores das universidades e institutos de pesquisas: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco/Comodoro Rivadavia (Chubut, Argentina), do Museo Argentino de Ciencias Naturales (Buenos Aires, ARG), University of Alberta (Edmonton, Canadá), University of Edinburgh (Escócia) e também em diversas universidades federais e estaduais brasileiras. Os projetos têm sido financiados pela Jurassic Foundation. É membro das mais importantes sociedades paleontológicas do Brasil e do exterior; como a Sociedade Brasileira de Paleontologia, Sociedade Brasileira de Geologia, Sociedade Brasileira de História da Ciência, Asociación Paleontológica Argentina, The Palaeontological Association/UK, The Paleontological Society/USA, The Geological Society of Africa, assim como da National Geographic e Greenpeace. Atualmente é Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-12-21