PERCEPÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS SOBRE A TELERREABILITAÇÃO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA MOTIVADO PELA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Rafaela Abreu Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
  • Laís Rodrigues Gerzson Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai
  • Adriane Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
  • Carla Skilhan de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i2.13842

Palavras-chave:

telerreabilitação, crianças, pessoas com deficiência, fisioterapia

Resumo

Objetivo: avaliar a percepção dos fisioterapeutas a respeito da telerreabilitação de crianças com deficiência física durante o período da pandemia. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, o qual utilizou para coleta de informações um questionário no Google Forms e uma entrevista semiestruturada e para interpretação dos resultados a análise temática. Resultados: Foram entrevistados oito fisioterapeutas que tem como área de atuação a neuropediatria, tendo entre cinco e 11 anos de experiência e tendo atendido entre cinco e 30 crianças em telerreabilitação, acompanhando de três meses a dois anos estes pacientes. A maioria mesclou atendimentos síncronos e assíncronos, utilizando o WhatsApp, aproximadamente uma vez por semana por uma hora e deixando orientações. Identificou-se, como facilitadores, o aumento da participação dos familiares no cuidado e a flexibilidade de horário e, como barreiras, a falta do manuseio das crianças, a diminuição da interação social e a dificuldade ao acesso a este serviço. Conclusão: Esse tipo de acompanhamento foi considerado viável e benéfico pelos profissionais que participaram da pesquisa, ampliando o cuidado e melhorando o acesso de crianças com deficiência ao tratamento e a orientações que facilitam/favorecem o seu desenvolvimento.

 

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Biografia do Autor

  • Rafaela Abreu Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Graduanda em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

  • Adriane Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    PhD e Professora, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

  • Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    PhD e Professora, Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

     

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Publicado

23-08-2023

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

PERCEPÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS SOBRE A TELERREABILITAÇÃO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA MOTIVADO PELA PANDEMIA DE COVID-19. (2023). Movimenta (ISSN 1984-4298), 16(2), e20230014. https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i2.13842

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