CONFIABILIDADE DA MENSURAÇÃO DA CIRTOMETRIA TORÁCICA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS

Autores

  • Laryssa Pereira da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Juliana Alexandre Alves Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Thais Inácio Rolim Póvoa Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Tânia Cristina Dias da Silva-Hamu Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Introdução: A Citometria Torácica é uma técnica bastante utilizada para avaliação da mobilidade torácica, apresenta baixo custo de execução e praticidade. Objetivos: avaliar a confiabilidade intra-examinador e inter-examinadores da cirtometria e analisar a interferência dessas variações no processo de avaliação dos indivíduos. Métodos: a amostra foi composta por 23 voluntários, com idade entre 18 e 30 anos, com IMC < 25 kg/m2. As medidas cirtométricas foram realizadas em três momentos: em repouso, em inspiração máxima e em expiração máxima. Dois avaliadores, previamente treinados e cegados, aferiram as medidas. Resultados: os resultados desse estudo indicaram confiabilidade intra-examinador adequada. Em relação à confiabilidade inter-examinadores, foram observadas diferenças estatisticamente significativas (de no máximo 1,8 cm, em média). No entanto, por meio da análise do coeficiente de correlação intraclasse, que foi de 0,48, em média, observou-se que os avaliadores foram responsáveis por uma moderada parte da variabilidade observada entre as medidas, mas confluindo para a satisfatória reprodutibilidade da técnica. Conclusão: os resultados deste estudo sugerem que a cirtometria constitui uma medida precisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laryssa Pereira da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET. Secretária da Liga de Fisioterapia em Terapia Intensiva - LIFTI.

Downloads

Publicado

03-12-2016

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

CONFIABILIDADE DA MENSURAÇÃO DA CIRTOMETRIA TORÁCICA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. (2016). Movimenta (ISSN 1984-4298), 9(3), 451-459. //www.srvojs.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/4875

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2