AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ESTUDANTES COM ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR
Palavras-chave:
Educação Especial. Avaliação. Pessoa com Deficiência. Autismo. Inclusão.Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo avaliação da aprendizagem de pessoas com deficiência, mais especificamente, como é realizada a avaliação da aprendizagem de alunos com autismo. Para tanto, apresenta-se os seguintes objetivos: Identificar as práticas de avaliação de alunos com autismo desenvolvidas pelas escolas da rede municipal de ensino de Quirinópolis; Analisar os instrumentos de avaliação utilizado no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo; Verificar se as metodologias utilizadas na avaliação do ensino aprendizagem de alunos com autismo trás os resultados esperados. Foi feita uma pesquisa bibliográfica para realizar a revisão da literatura sobre a educação especial, principalmente, a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular de ensino, e a discussão teórica sobre avaliação da aprendizagem, principalmente, de alunos com transtorno do espectro autista. Realizou-se, também, uma pesquisa de campo por meio de um roteiro de entrevista com professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Quirinópolis. O roteiro de entrevista versou sobre avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência no caso o autista. Esta pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem de alunos autistas vislumbra contribuir com a realidade escolar, no sentido de produzir conhecimentos importantes para os professores com a finalidade de melhorar a prática docente e a aprendizagem dos alunos com deficiência.