Os recursos audiovisuais como estratégia de ensino aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Matemática. Ensino aprendizagem. Recursos audiovisuais.Resumo
A Matemática é uma ciência que está ligada a números, símbolos, tabelas, figuras e formas, presente em todas as ações humana, associada ao uso dos recursos audiovisuais propicia maior autonomia aos alunos de desenvolver suas capacidades cognitivas, e habilidades logico-matemática: de compreensão de números e formas. A relevância dessa pesquisa consiste em apresentar e discutir ideias relacionadas ao uso dos recursos audiovisuais como forma de melhorar a qualidade do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I e contribuir na atuação do professor para que se apropriem desses recursos. A pesquisa tem por objetivo descrever as contribuições que os recursos audiovisuais oferecerem para os alunos e professores no processo de ensino aprendizagem, diagnosticar os recursos audiovisuais existentes na escola, observação dos métodos pedagógicos utilizados pelo professor em sala de aula, a fim de investigar como os recursos podem contribuir para solucionar as dificuldades dos alunos na disciplina de Matemática. A metodologia da pesquisa tem cunho exploratório e bibliográfico. Desenvolvida na Escola Municipal Raio de Sol, no município de Quirinópolis-Go, na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental I, envolvidos nessa pesquisa alunos e professores, utiliza o método de questionários para professores e alunos, os dados foram coletados e tabulados, e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos comprovam que os recursos audiovisuais utilizados como ferramenta de auxílio no ensino aprendizagem da matemática produzem um efeito facilitador de compreensão da linguagem numérica.