A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO SEGUNDO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14903Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Leitura. Escrita. Ludicidade.Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do brincar como forma de facilitar o aprendizado da leitura e da escrita para os alunos do segundo ano da educação básica. É por meio do ambiente escolar que os alunos começam a aprender a ler e a escrever. Nessa fase, é importante aplicar atividades que envolvam brincadeiras, a fim de permitir o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Os estudos acerca da aplicação do lúdico para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental são escassos, o que dá abertura para que sejam realizados novos estudos acerca desse tema. Questiona-se por problema, qual a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no segundo ano da educação básica? Aponta-se por hipótese que o lúdico tem papel crucial na aprendizagem do ler e do escrever pelas crianças do ensino fundamental. Porém, ele deve ser direcionado. Para a escrita dessa revisão, adotou-se como método a pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, realizaram-se pesquisas em bases de dados on-line, como o ERIC (Education Resources Information Center) e o Google Scholar, aplicando critérios de inclusão, por exemplo: artigos escritos em português, inglês ou espanhol, e critérios de exclusão: artigos escritos em outras línguas que não as citadas anteriormente. Expõe-se como resultado a constatação de que a brincadeira, de modo geral, é extremamente importante no processo de ensino-aprendizagem, o que inclui a leitura e a escrita. Porém, as informações disponíveis na literatura são poucas. Dessa forma, mais estudos devem ser realizados, a fim de elucidar a importância do lúdico nesse processo.