A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO SEGUNDO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14903

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Leitura. Escrita. Ludicidade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do brincar como forma de facilitar o aprendizado da leitura e da escrita para os alunos do segundo ano da educação básica. É por meio do ambiente escolar que os alunos começam a aprender a ler e a escrever. Nessa fase, é importante aplicar atividades que envolvam brincadeiras, a fim de permitir o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Os estudos acerca da aplicação do lúdico para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental são escassos, o que dá abertura para que sejam realizados novos estudos acerca desse tema. Questiona-se por problema, qual a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no segundo ano da educação básica? Aponta-se por hipótese que o lúdico tem papel crucial na aprendizagem do ler e do escrever pelas crianças do ensino fundamental. Porém, ele deve ser direcionado. Para a escrita dessa revisão, adotou-se como método a pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, realizaram-se pesquisas em bases de dados on-line, como o ERIC (Education Resources Information Center) e o Google Scholar, aplicando critérios de inclusão, por exemplo: artigos escritos em português, inglês ou espanhol, e critérios de exclusão: artigos escritos em outras línguas que não as citadas anteriormente. Expõe-se como resultado a constatação de que a brincadeira, de modo geral, é extremamente importante no processo de ensino-aprendizagem, o que inclui a leitura e a escrita. Porém, as informações disponíveis na literatura são poucas. Dessa forma, mais estudos devem ser realizados, a fim de elucidar a importância do lúdico nesse processo.

Biografia do Autor

  • Edna Cristina da Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: edna_cristinachaves@hotmail.com

  • Moabia Rodrigues de Jesus Silva, UEG

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG CEAR – e-mail: elielmoreiradasilva.567@gmail.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2024-03-06

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Artigos