O TRANSTORNO DA DISARTRIA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação. Distúrbio. Disartria.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a história da disartria e desvendar os desafios da comunicação associados a essa condição neuromuscular no contexto escolar. A disartria é um distúrbio da fala causado por danos ao sistema nervoso central ou periférico, afetando a articulação dos sons da fala e a clareza da comunicação. A justificativa deste estudo baseia-se na relevância de compreender a evolução histórica dessa condição e seus impactos na comunicação humana. O problema abordado no artigo é se a escassez de informações consolidadas sobre a história da disartria dificulta a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas que vivem com essa condição? As hipóteses deste estudo incluem a constatação de que a disartria tem sido uma preocupação constante ao longo da história da humanidade, com diferentes abordagens e compreensões ao longo do tempo. Além disso, espera-se que a investigação revele avanços significativos no tratamento e na compreensão dessa condição, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de intervenção. A metodologia empregada neste artigo compreende a revisão bibliográfica e documental, com análise de fontes históricas, pesquisas científicas e registros relevantes sobre a disartria ao longo do tempo. A compilação e análise dos dados coletados permitirão uma contextualização sólida da evolução dessa condição e sua relação com os desafios de comunicação enfrentados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma compreensão mais profunda da história da disartria e uma maior conscientização sobre os desafios da comunicação enfrentados por indivíduos com essa condição no contexto escolar. Espera-se que os dados obtidos possam contribuir para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes no tratamento e apoio a essas pessoas, melhorando sua qualidade de vida e inclusão social.

Biografia do Autor

  • Gilson Xavier de Azevedo, 64996180614

    Pós-doutorado em Educação pela PUC-GO (2020); Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. Filósofo pela FAEME, e Pedagogo pela UVA-ACARAÚ e Teólogo pelo MACKENZIE, Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, Ética e cidadania pela UFG, Filosofo Clínico pelo Inst. Packter, Neuropsicopedagogo e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Cândido Mendes. Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado da Faculdade Quirinópolis (Desde 2006) (gilson.azevedo@ueg.br) (64-996180614).

  • Gercimar Martins Cabral Costa, TEC+

    Mestre em Ambiente e Sociedade (PPGAS - UEG); Mestre em Educação (UFU), Licenciado em Pedagogia (UEG), Especialista em Inovação em Mídias Interativas (UFG). Graduado em Administração de Empresas pela FAQUI. Graduando em Marketing pela UNIP – Universidade Paulista. É Escritor, Palestrante e Empresário, fundador da ‘GM Treinamentos’, empresa de Treinamentos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (gercimarmartins@gmail.com) (http://orcid.org/0000-0002-3568-5949).

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Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

Artigos