COMPREENSÃO LEITORA E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM:

UM MODELO DE PROGRAMA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Andréa Carla Machado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil/CPEDI
  • Suzelei Faria Bello Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil/CPEDI

Palavras-chave:

Compreensão leitora. Transtorno Específico de Aprendizagem. Vocabulário.

Resumo

Foi aplicado o programa de reconto oral para ensino de compreensão leitora e melhorar funções executivas em seis crianças com dislexia utilizando o delineamento de sujeito único. O programa foi eficaz, no entanto somente duas crianças foram capazes de passar por uma tarefa não treinada, indicando generalização limitada. Os resultados sugerem que o programa Procomfe (programa compreensão e funções executivas) pode ser um material eficaz para o ensino de atividades para compreensão leitora e auxiliar em atividades que demandam funções executivas. Será importante se outras pesquisas continuarem desenvolvimento estratégias para aprimorar a generalização dessas habilidades.

Biografia do Autor

  • Andréa Carla Machado, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil/CPEDI

    Pedagoga e Linguista. Mestrado e Doutorado em Educação Especial, UFSCAR. Doutorado em Special Education na University of Georgia, UGA - EUA. Pós-Doutorado em Psicologia, UFSCAR, Pós-Doutorado em Educação UNESP  campus de Marília, SP. e Pós-Doutoranda em Psicologia e Saúde, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, SP. Psicopedagoga clínica e responsável pela área de pesquisa no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDI. São José do Rio Preto. SP, Brasil. Área de interesse: Neurodesenvolvimento Infantil.

  • Suzelei Faria Bello, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil/CPEDI
    Fonoaudióloga clínica. Mestrado e Doutorado em Educação Especial, UFSCAR. Fonoaudióloga do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDI. Coordenadora do Comitê de Educação Infantil do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da SBFº (2025-2027) Vice-Coordenadora curso pós-graduação de Linguagem Infantil e Adulto (FAMERP). Professora de pós graduação - IPECS/FAMERP.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Edição

Seção

Tema livre