APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE LITERATURA E AS METODOLOGIAS ATIVAS: POSSIBILIDADES PARA ESTIMULAR AUTONOMIA, CRIATIVIDADE E REFLEXÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • CARLIRIA LIMA FUMEIRO IFPI
  • SILVANA NEUMANN MARTINS
  • GRASIELA KIELING BUBLITZ

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.10204

Resumo

Sabe-se que o modo como a Literatura vem sendo trabalhada em sala de aula, constitui-se como um dos fatores que contribuem para a falta de interesse dos alunos por essa disciplina, acredita-se que o uso de metodologias ativas no ensino de Literatura pode modificar a atual situação, que, em muitos casos, é de uma aprendizagem somente por meio da transmissão, para uma aprendizagem onde o aluno assumi uma postura autônoma. Neste contexto, objetivo geral deste estudo foi: Analisar como o ensino de Literatura, com aproximações de uma a perspectiva de ensino norteado por metodologias ativas, pode contribuir para estimular autonomia, criatividade e reflexão dos alunos em uma turma de Ensino Médio Integrado. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado do IFPI. Os instrumentos usados na coleta de dados foram: o diário de itinerância Barbier (2007) e uma intervenção pedagógica. Os dados, foram analisados por meio da análise descritiva de GIL (2008). Os resultados alcançados evidenciam que houve o estímulo da autonomia, criatividade, reflexão dos alunos participantes desta pesquisa, e que além dessas qualidades o trabalho em equipe e a integração entre os alunos também foram estimulados, fato evidenciado pelo desempenho dos alunos durante a intervenção pedagógica.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Tema livre