O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O CASO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE LÍNGUAS ADICIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.10793

Resumo

Neste estudo, visamos contextualizar a estrutura do PIBID/UNIPAMPA, apresentando seus Subprojetos e Núcleos e apontando as linhas orientadoras do seu Projeto Institucional, visando explicitar sua coerência e respeito à diversidade das áreas envolvidas. Além disso, traz como exemplo de incorporação dos princípios que o regem – o aprofundamento reflexivo e a inovação pedagógica – a descrição da estrutura de trabalho do Núcleo 1 – Língua Espanhola, do Subprojeto Multidisciplinar, dando destaque à metodologia de intervenção pedagógica como cerne da formação inicial dos discentes participantes do PIBID e meio para aliar o ensino e a pesquisa na ação docente, desafio este que é constante nas licenciaturas.

Biografia do Autor

  • Patrícia dos Santos Moura, UNIPAMPA

    Graduada em Pedagogia (2001), Mestre (2007) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora adjunta do Curso de Pedagogia. Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) na Unipampa (2017-2018). Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unipampa (2018-2019). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Alfabetização, Letramento e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática docente, educação infantil, ensino fundamental, didática, currículo e planejamento

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Tema livre