DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, COMPLEXIDADE PEDAGÓGICA E DESAFIOS ATUAIS

UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO

Autores

  • Kênia Abbadia de Melo Universidade Estadual de Goiás (UN. Itaberaí)

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.11056

Resumo

Resumo: Este estudo, com base nas concepções elaboradas por um grupo de professores que atua no ensino superior, especificamente, nos cursos de Pedagogia e Letras, na unidade universitária de Inhumas – GO, da Universidade Estadual de Goiás, objetiva refletir sobre a docência universitária, tendo em vista a especificidade desse trabalho, bem como seus desafios atuais. Tem como bases teóricas fundamentais, alguns autores atuais que pesquisam sobre o tema, tais como, Dalila Andrade de Oliveira (2004); Eneida Oto Shiroma (2004); Ildeu Moreira Coêlho (2006), Tardif (2014). Dentre os achados relevantes da pesquisa, destaca-se a ênfase dada pelos professores para a importância de um trabalho cuidadoso no ensino superior, que considera o aluno, suas limitações, suas demandas. Ademais, destaca-se a denúncia feita pelos participantes do estudo em relação à necessidade de uma efetiva valorização das licenciaturas.  Uma valorização que se materialize em condições adequadas de trabalho no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

Palavras-chave: Docência Universitária. Trabalho docente. Licenciaturas.

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Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Tema livre