FAMÍLIA E ESCOLA

A INFLUÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.11547

Resumo

A finalidade do estudo é evidenciar a importância da junção harmônica entre os atores sociais família e escola e suas influências na conquista do ensino emancipatório na formação cidadã do discente. A proposta objetiva analisar a importância da conjunção entre esses atores durante o processo de aprendizagem e busca por estratégias que aprimorem essa relação. A abordagem abrangeu amplo estudo teórico com exposição de resultados relativos à atuação dessas entidades para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno, utilizando-se dos métodos da corrente filosófica do Materialismo Histórico Dialético para análise da condição social do grupo familiar e do hipotético-dedutivo, a fim de explicar a importância da contribuição dessa entidade nos assuntos escolares e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. Os modelos mentais foram instrumentos considerados para manipulação na identificação dos tipos de aprendizagem considerando a realidade social do aluno em busca de fornecer à gestão escolar condições para identificar as potencialidades e dificuldades individuais. Essa estratégia pode auxiliar na formulação de metodologias a serem compartilhadas com as famílias dos discentes visando suprir as carências encontradas e facilitar a compreensão relacionada à relação família, escola e aluno.

Biografia do Autor

  • Tamires Maia Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-ARCOS)

    Mestranda em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cursa Especialização em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Avançado Arcos). Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • Márcia Pereira da Silva Manoel, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-ARCOS)

    Mestra e Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Cursa Especialização em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Avançado Arcos).

  • Joice Stella de Melo Rocha, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-ARCOS)

    Mestra em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário de Formiga (2004). Especialista em matemática e estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Avançado Arcos).

Downloads

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Tema livre