OS ROSTOS QUE GANHAM CONTORNOS
DILEMAS ÉTICOS POR PESQUISADORAS/ES DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.11644Resumo
O referencial levinasiano é o que orienta, majoritariamente, as reflexões desenvolvidas neste artigo, inserido na área dos estudos linguísticos. Um encontro inesperado, único e humanizador é como se entendem os momentos nos quais o outro se materializa à frente do eu (LEVINAS, [1988] 2020). Considerando que a complexidade da existência humana não repousa, nem ilusória nem momentaneamente, totalmente em normativas, busca-se conhecer a familiaridade e as reações de pesquisadoras/es de línguas em relação a dilemas éticos que se apresentam no âmbito das investigações. Ao todo, 21 professoras/es participantes, residentes de três regiões da federação e que lecionam quatro línguas distintas, responderam a um questionário eletrônico que continha dez dilemas éticos, dos quais três são aqui discutidos. Em síntese, as reações das/os participantes são reflexos de suas experiências, pessoais e profissionais; das violências, acometidas e sofridas; enfim, de suas existências que habitam corpos infinitos em traços constituintes, que a totalidade daquele que os lê não dá conta de conhecer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.