ENSINO DE LITERATURA

CONCEPÇÃO, CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SITE EDUCACIONAL

Autores

Resumo

Este trabalho é resultado de uma das fases de uma pesquisa de doutoramento sobre a integração de metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a promoção de experiências de formação e de aprendizagem de literatura no ensino médio. Adotamos como método de pesquisa o Design-based research, que tem como alicerces a interação e colaboração entre pesquisador e sujeitos da investigação para o aprimoramento das práticas educativas. Neste trabalho, apresentamos os resultados de um ciclo que compreende a revisão de literatura, aproximação entre pesquisador e sujeitos, entrevistas e reuniões de planejamento, criação e validação de um artefato educacional. Objetivamos refletir sobre as potencialidades da web para promoção, a partir do texto literário em contexto escolar, de práticas de leitura, compreensão e reflexão. Como resultado, apresentamos o site Espelhos, uma proposta metodológica para a leitura literária. Com a conclusão deste ciclo de pesquisa foi possível perceber ganhos de natureza epistemológica e metodológica. O envolvimento dos sujeitos na e para a pesquisa revelou-se, a partir da observância dos princípios do Design-based research, uma boa alternativa para pesquisas em educação. Além disso, a análise preliminar dos dados coletados demonstrou que a colaboração entre investigador e sujeitos trouxe ganhos para todos os envolvidos no que diz respeito ao desenvolvimento de uma proposta de intervenção para a leitura literária em um contexto real, que conjugou interesses de pesquisa do investigador, experiências e conhecimentos prévios dos sujeitos e disposição mútua para atividades de formação.

Biografia do Autor

  • Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

    Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), com Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutora com bolsa CAPES, pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profa. Helena Carvalhão Buescu. Bolsista de Produtividade do CNPq. Docente permanente dos Programas de Mestrado em Letras, Linha de Pesquisa: Estudos Teóricos e Críticos em Literatura. e em Cultura e Sociedade da UFMA, Linha de Pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais. Coordenadora do PROCAD-AM (PGCult) com a UEMA (São Luís) e a UESB (Vitória da Conquista). Líder do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: literatura e paisagem, literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, literatura e patrimônio, cultura, identidade, memória e exílio

  • Maria Altina da Silva Ramos

    Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Tema livre