ENSINO DE LITERATURA
CONCEPÇÃO, CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SITE EDUCACIONAL
Resumo
Este trabalho é resultado de uma das fases de uma pesquisa de doutoramento sobre a integração de metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a promoção de experiências de formação e de aprendizagem de literatura no ensino médio. Adotamos como método de pesquisa o Design-based research, que tem como alicerces a interação e colaboração entre pesquisador e sujeitos da investigação para o aprimoramento das práticas educativas. Neste trabalho, apresentamos os resultados de um ciclo que compreende a revisão de literatura, aproximação entre pesquisador e sujeitos, entrevistas e reuniões de planejamento, criação e validação de um artefato educacional. Objetivamos refletir sobre as potencialidades da web para promoção, a partir do texto literário em contexto escolar, de práticas de leitura, compreensão e reflexão. Como resultado, apresentamos o site Espelhos, uma proposta metodológica para a leitura literária. Com a conclusão deste ciclo de pesquisa foi possível perceber ganhos de natureza epistemológica e metodológica. O envolvimento dos sujeitos na e para a pesquisa revelou-se, a partir da observância dos princípios do Design-based research, uma boa alternativa para pesquisas em educação. Além disso, a análise preliminar dos dados coletados demonstrou que a colaboração entre investigador e sujeitos trouxe ganhos para todos os envolvidos no que diz respeito ao desenvolvimento de uma proposta de intervenção para a leitura literária em um contexto real, que conjugou interesses de pesquisa do investigador, experiências e conhecimentos prévios dos sujeitos e disposição mútua para atividades de formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.