Notas sobre a formação continuada de professores/as frente às demandas da Educação Sexual

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Elisana Vieira Nogueira Prefeitura Municipal de Selvíria

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.11951

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a formação continuada de professoras/as acerca de temáticas ligadas à sexualidade. Partimos, então, do seguinte questionamento: as secretarias de educação investem em processos formativos de professores/as referentes à temática de educação sexual? Abordamos sob o enfoque das pesquisas pós-críticas em educação por se tratar da presença massiva de estudantes lésbicas, gays, bisexuais, trans, travestis e transexuais e outras (LGBTTT+), que trazem demanda de diversidade de gênero e sexualidades para o cotidiano de sala de aula. Como recurso, utilizamos a pesquisa bibliográfica para subsidiar as discussões sobre o assunto da formação continuada de professores/as na perspectiva da educação sexual, especialmente porque não se tratou de uma pesquisa aplicada. Como apontamento conclusivo, observamos uma agenda ultrareacionária com o discurso de defesa da família natural, do sexo enquanto procriação e os discursos pró-vida que rechaçam quaisquer possibilidades de atuação com temáticas que eclodem no contexto da diversidade de gênero e da vivência das sexualidades.

Biografia do Autor

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Paranaíba). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador do Núcleo de Estudos em Abordagens Interseccionais Antirracistas nas Educações (NEAIAEDU da UEMS).

  • Elisana Vieira Nogueira, Prefeitura Municipal de Selvíria

    Professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Selvíria/MS. É aluna especial do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Paranaíba)

Downloads

Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

Tema livre