O CONGO VILABOENSE REPRESENTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

UMA PROPOSTA DE MÍDIA EDUCATIVA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.12210

Resumo

Resumo: Essa pesquisa tem como proposta a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que represente de forma lúdica e criativa em suas páginas uma narrativa sobre o Congo Vilaboense da Cidade de Goiás – GO. A HQ produzida é uma mídia educativa resultante da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio ( PROMEP – UEG) sobre o Congo Vilaboense, entre os anos de 2019 a 2021, cujo objetivo foi investigar a resistência da dança do Congo na Cidade de Goiás, partindo da memória da antiga Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico, de fontes documentais e pictográficas e entrevistas com os conguistas locais. A HQ intitulada “A Família Real Vilaboense” é uma mídia que propõe a promoção de uma educação patrimonial decolonial e que possibilita a abordagem de temas como cultura e história afro-brasileira no contexto da história de Goiás, o que pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos leitores e para a valorização do bem patrimonial investigado, a dança do Congo Vilaboense.

Palavras-chave: Congo Vilaboense. Ensino de História. Histórias em Quadrinhos. Educação Patrimonial.

Biografia do Autor

  • Jade Damásio Melo, Universidade Estadual de Goiás

    Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural. É mestranda pelo Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio pela Universidade Estadual de Goiás, PROMEP-UEG (2019-2021). Está realizando Pós-Graduação em Artes Visuais (630h) pela Faculdade Futura (SP) iniciado em 2021. É graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás- UnU/GO com iniciação do ano de 2014, concluindo a graduação em 2017. Foi membro, tesoureira, do Centro Acadêmico de História Dandara dos Palmares. Participou do Projeto CAPES/PIBID Educação das relações étnico-raciais: As africanidades brasileiras na sala de aula (2014/02 a 2015/02). Foi bolsista em Monitoria de Metodologia da Pesquisa Histórica e Teórica da UEG - Unidade Goiás (2016/01 a 2017/12). Possui interesse em História Social e Cultural.

  • Luana Nunes Martins de Lima, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Especialista em História Cultural (2012) e Licenciada em Geografia (2013) pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2008). Professora do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás (Campus Itapuranga) e do Mestrado Profissional em Estudos Culturais, memória e Patrimônio (PROMEP), na Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), atuando na linha de pesquisa "Cultura, Preservação e Identidades". Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Cultura, Identidade e Região" da Universidade Estadual de Goiás (UnU Itapuranga / Campus Cora Coralina). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Cidades e Patrimonialização na América Latina e Caribe (GECIPA) e do Grupo de Pesquisa do CNPq: Lugares e Patrimônios (LUPA). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, turismo e patrimônio; planejamento urbano e regional; manifestações culturais (patrimônio cultural, festas e comunidades tradicionais).

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Tema livre