EXPERIÊNCIAS ESCOLARES VIVIDAS NA PANDEMIA:

o PIBID de Biologia em Desenvolvimento

Autores

  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Flávia Damacena Sousa Silva
  • Cibele Pimenta Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12476

Resumo

O ensino de Biologia encontrou, devido a pandemia, um grande desafio: continuar ensinando os conteúdos de maneira significativa e contextualizada. Por isso, docentes fizeram adaptações ao ensino, usando recursos tecnológicos diversificados. Neste contexto, o Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência de Biologia da Universidade Estadual de Goiás fez parte do desafio, planejando e executando estratégias de ensino que pudessem alcançar os estudantes que estavam no ensino remoto. Esta pesquisa buscou conhecer como se deu o desenvolvimento das atividades desse subprojeto, as metodologias, recursos tecnológicos usados e as dificuldades encontradas na visão dos acadêmicos participantes do programa e professoras supervisoras. Logo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário online respondido pelos participantes. Os resultados mostraram que foram usados diferentes meios virtuais para realização das aulas, como zoom, google meet, whatsapp, entre outros e também que inovou-se usando metodologias de ensino diferenciadas, como jogos online, vídeos e aulas práticas gravadas. As respostas mostraram que houve um esforço dos professores supervisores e bolsistas, no sentido de manter a aprendizagem dos estudantes. Também foram observadas dificuldades como limitação da interação entre professor e alunos, desinteresse e dificuldades de acesso a computadores ou celulares pelos estudantes da educação básica no horário da realização das atividades escolares. Entretanto, os participantes da pesquisa destacaram que apesar do momento vivido ser desafiador, foi de aprendizagem e de busca de novos conhecimentos e metodologias para o ensino.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp