EXPERIÊNCIAS ESCOLARES VIVIDAS NA PANDEMIA:
o PIBID de Biologia em Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12476Resumo
O ensino de Biologia encontrou, devido a pandemia, um grande desafio: continuar ensinando os conteúdos de maneira significativa e contextualizada. Por isso, docentes fizeram adaptações ao ensino, usando recursos tecnológicos diversificados. Neste contexto, o Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência de Biologia da Universidade Estadual de Goiás fez parte do desafio, planejando e executando estratégias de ensino que pudessem alcançar os estudantes que estavam no ensino remoto. Esta pesquisa buscou conhecer como se deu o desenvolvimento das atividades desse subprojeto, as metodologias, recursos tecnológicos usados e as dificuldades encontradas na visão dos acadêmicos participantes do programa e professoras supervisoras. Logo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário online respondido pelos participantes. Os resultados mostraram que foram usados diferentes meios virtuais para realização das aulas, como zoom, google meet, whatsapp, entre outros e também que inovou-se usando metodologias de ensino diferenciadas, como jogos online, vídeos e aulas práticas gravadas. As respostas mostraram que houve um esforço dos professores supervisores e bolsistas, no sentido de manter a aprendizagem dos estudantes. Também foram observadas dificuldades como limitação da interação entre professor e alunos, desinteresse e dificuldades de acesso a computadores ou celulares pelos estudantes da educação básica no horário da realização das atividades escolares. Entretanto, os participantes da pesquisa destacaram que apesar do momento vivido ser desafiador, foi de aprendizagem e de busca de novos conhecimentos e metodologias para o ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.