APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA:

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NAS AULAS REMOTAS

Autores

  • Carolina do Carmo Castro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12492

Resumo

A contação de história se faz necessária no contexto escolar, pois possibilita a criança estar em contato com obras literárias que substanciam as várias possibilidades d//e apreensão da cultura socialmente acumulada pela humanidade desde o surgimento da escrita. Sabendo disso, o principal problema deste estudo foi discutir como a literatura por meio da contação de histórias pode contribuir no processo de ensino aprendizagem das crianças no período de aulas remotas. Destarte, o objetivo central desse artigo foi discorrer sobre a importância da contação de histórias nos primeiros anos do ensino fundamental por meio de ações realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID na cidade de Itaberaí-GO. A COVID-19[1] provocada pelo novo Coronavírus, cujas consequências sucederam o isolamento e as aulas remotas (on-line) para as turmas de alfabetização revelou que o cotidiano escolar mudou, estabelecendo novos ritmos para milhões de estudantes que aprenderam ou não a ler e a escrever isolados. A partir da temática alfabetização que norteia o planejamento das ações a serem realizadas na escola parceira do projeto, verificou-se que a contação de história por meio da gravação de vídeos realizadas pelas bolsistas do PIBID seria uma alternativa pedagógica para estimular o gosto pela leitura e escrita durante as aulas remotas, visto que a partir de autores como BARBOSA (1992), FREIRE (2005) verifica-se que a imersão da criança na leitura e literatura auxilia no desenvolvimento da linguagem, autonomia e visão crítica enquanto sujeito.

 

[1] Vírus denominado SARS-CoV-2, identificado em Wuhan-China e causou a pandemia da COVID-19.

 

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp