EM BUSCA DE RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO DAS POLITICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12521

Resumo

O campo da educação neste contexto do século XXI é objeto da ofensiva neoliberal orientada por interesses reformadores de cunho empresarial, fenômeno este que requer análises que contribuam para aclarar os impactos dessa ofensiva sobre a educação escolar. Ao explorar a bibliografia sobre o tema, o texto busca responder por que o neoliberalismo precisa da educação para operacionalizar seus princípios e por que a educação precisa ser um campo de resistência ao neoliberalismo. Após apontar a educação como objeto de disputa entre duas posições contraditórias e antagônicas, uma hegemônica neoliberal e outra contra hegemônica progressista aborda-se a operacionalização de princípios neoliberais na educação, principalmente por meio da definição de finalidades educativas para a educação escolar. Em seguida, discute-se a educação como um campo de resistência ao neoliberalismo, apontando a perspectiva da concepção histórico-cultural como uma referência forte para construir a resistência e avançar em um projeto democrático e justo de educação escolar.

Biografia do Autor

  • Daniel Junior de Oliveira

     

    Daniel Junior de Oliveira

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC – GO. Professor na Educação Básica e Superior. E-mail: docenciauniversitariadaniel@gmail.com

     

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Publicado

2022-10-28

Edição

Seção

Tema livre