DISCURSO, INTERVENÇÃO E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12804

Resumo

Neste artigo, delimita-se como objetivo geral pensar o Livro Didático de Português (LDP) enquanto um relevante instrumento de intervenção na subjetividade dos alunos  no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica. Para tanto, há a inscrição no campo da Análise do Discurso, notadamente, nos postulados de Pêcheux (2009, 2010) e Foucault (2008, 2013, 2015, 2018) em um diálogo com Larossa (2016), Gadet (2010), dentre outros. Este estudo evidenciou, portanto, que o LDP é uma ferramenta de intervenção na constituição subjetiva dos alunos por abrir a possibilidade de relevantes discussões sobre a construção de identidades de gênero, de sexualidade, de raça na sala de aula.

Biografia do Autor

  • Guilherme Figueira-Borges, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Morrinhos e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidades (POSLLI – UEG). Atua, também, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem PPGEL – UFCat. Lider do Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche (GEDIN/CNPq).

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp