O ENSINO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Keides Batista Vicente UEG
  • Juliana Maria Corallo Quinan UEG, Unidade Pires do Rio

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13154

Resumo

Tendo como referência o conceito sexo/gênero de Rubin (2017), o presente artigo tem com objetivo elaborar procedimentos didáticos para a educação infantil com base nas compreensões teóricas e metodológicas sobre diversidade de gênero. Para isto em um primeiro momento será apresentado o debate histórico sobre o conceito de gênero e sua articulação social como padrão para os indivíduos com base no sexo biológico. Na sequência serão discutidos os argumentos teóricos sobre Educação para a diversidade de Gênero e o seu debate nas orientações para a educação infantil contidas no documento final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um terceiro momento através de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o descritor “diversidade de gênero” será possível verificar as contribuições da temática no campo da pesquisa e de propostas metodológicas para a educação. A partir de tais contribuições teóricas será possível articular as orientações didáticas sobre gênero para a educação infantil com jogos que problematizem as relações cotidianas como brincadeiras, cores, atividades, entre outras.  

Biografia do Autor

  • Juliana Maria Corallo Quinan, UEG, Unidade Pires do Rio

    Pedagoga. Mestre em Educação. Professora da Educação Básica. Professora do Curso de Pedagogia, UEG Unidade Pires do Rio.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação