TEORIA DO CONHECIMENTO PODEROSO

UMA DISCUSSÃO ACERCA DO DESEMPENHO ESCOLAR COM BASE NO EXAME PISA

Autores

  • Lessandro Antonio Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13156

Resumo

Existem várias formas de avaliar o desempenho escolar, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) é umas das mais conhecidas. Entretanto, quando se discute avaliação, desempenho e resultados algumas questões sempre surgem: será a forma de avaliar justa? Os resultados buscam somente o desempenho quantitativo? O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho dos alunos brasileiros no último exame do PISA, discutindo a teoria do conhecimento poderoso de Young como possível solução para o desempenho abaixo da média dos estudantes brasileiros. Metodologia: a técnica adotada para a coleta de dados foi a análise documental. Conclusão: a teoria do conhecimento poderoso de Young, apresentou pontos que problematizam algumas questões inerentes ao fraco desempenho acadêmico dos estudantes brasileiros, com ênfase a inserção de um currículo que utilize como base o conhecimento especializado. 

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Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação