UNIVERSIDADE E INSTRUMENTALIZAÇÃO

APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Luiza Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos Universidade Estadual de Goiás
  • Liliane Barros de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13160

Resumo

O presente artigo se circunscreve à apreensão acerca da gênese da universidade, e tem por objetivo compreender sua historicidade, o modelo de formação humana dos gregos e dos medievos, sobretudo, refletir sobre a educação superior contemporânea. É fundamentado por pesquisa bibliográfica, cujos principais autores são: Ullmann; Bohnen (1994), Verger (1999), Carneiro (2002), Almeida (2013) e Coêlho (2016 e 2008). Este estudo resumiu de forma breve a gênese e os fundamentos da universidade na Idade Média, reflete, ainda, sobre os modelos alemão e norte-americano, sendo que o primeiro considera a pesquisa como elemento basilar de constituição da universidade, enquanto o segundo se impõe como universidade moderna, visto que a sua materialização a tem confirmado como organização a serviço do mercado empresarial no campo da educação. Concluiu-se que o ideal de formação humana é aquele em que predomina a cultura, o humanismo e a criticidade, sobremaneira nele, deve acentuar-se a formação de sujeitos de saber, preocupados com os interesses coletivos e que venham a contribuir com a elevação da sociedade. 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação