UNIVERSIDADE E INSTRUMENTALIZAÇÃO
APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13160Resumo
O presente artigo se circunscreve à apreensão acerca da gênese da universidade, e tem por objetivo compreender sua historicidade, o modelo de formação humana dos gregos e dos medievos, sobretudo, refletir sobre a educação superior contemporânea. É fundamentado por pesquisa bibliográfica, cujos principais autores são: Ullmann; Bohnen (1994), Verger (1999), Carneiro (2002), Almeida (2013) e Coêlho (2016 e 2008). Este estudo resumiu de forma breve a gênese e os fundamentos da universidade na Idade Média, reflete, ainda, sobre os modelos alemão e norte-americano, sendo que o primeiro considera a pesquisa como elemento basilar de constituição da universidade, enquanto o segundo se impõe como universidade moderna, visto que a sua materialização a tem confirmado como organização a serviço do mercado empresarial no campo da educação. Concluiu-se que o ideal de formação humana é aquele em que predomina a cultura, o humanismo e a criticidade, sobremaneira nele, deve acentuar-se a formação de sujeitos de saber, preocupados com os interesses coletivos e que venham a contribuir com a elevação da sociedade.
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