FORMAÇÃO HUMANA E UNIVERSIDADE

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DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13180

Resumo

Este estudo propõe-se desenvolver reflexões que oportunizem uma compreensão inicial sobre a relação entre universidade e o processo de formação humana. Busca-se contribuir com a discussão evidenciando a articulação entre a universidade e a formação humana, assim como relacionar o processo formativo ao sentido da universidade como instituição e como organização. Para viabilizar as discussões da questão e dos objetivos propostos utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica. O material de pesquisa tem relevância com o sentido da universidade e da formação no campo histórico-filosófico. Infere-se que sejam formulações de considerações fechadas, mas é uma compreensão inicial, para uma problemática complexa como formação humana. Entendendo que a universidade como organização é um desafio posto em andamento, pois se configura em processos que tentam inviabilizar o movimento do pensamento, as reflexões e o saber, privilegiam, à vista disso, uma formação para o não-saber e para obscuridade. Compreende-se que a universidade deve ser pensada como instituição social, em que oportunize experiências formativas para elevação da alma e que seja constituída como espaço propício para as indagações e para o pensamento. Sendo, hoje, um momento apropriado para o giro do olhar e a crítica em relação as perspectivas formativas para almejar e pensar em uma outra paideía, que contemplem uma formação que busca a existência humana e coletiva.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação