CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • THIFFANNE PEREIRA DOS SANTOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13218

Resumo

O presente trabalho coloca em discussão a relação entre a Educação Especial e as concepções propostas pela perspectiva sócio-histórico-cultural, bem como suas repercussões no processo de inclusão escolar dos alunos público-alvo da referida modalidade de ensino. Para promover a análise dessa temática, procura-se elucidar os seguintes pontos: a relevância da interação entre diferentes áreas do conhecimento (Psicologia e Educação) para a efetivação da inclusão escolar; a compreensão das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial e o papel das instituições educacionais nesse processo; e a reflexão sobre o conceito de zona de desenvolvimento proximal para a oferta de intervenções pedagógicas significativas. Nesse sentido, a investigação ancora-se nos estudos de Glat (2009), Rodrigues (2006), Bersch (2013), Vygotsky (2007, 2010), Leontiev (2004), Luria (1979), entre outros, para pensar a função atribuída à Educação Especial e aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação